NOTÍCIAS

Confirmadas expectativas de público e negócios

  • 03/07/2018
  • Exposuper

A Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas – EXPOSUPER 2018, evento organizado com exclusividade pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) confirmou suas expectativas e trouxe a Joinville, região Norte do Estado, cerca de 35,5 mil participantes entre as diversas categorias de players do setor. O volume de negócios estimados para o evento e também o pós-evento ficou em R$ 450 milhões. Realizado de 19 a 21 de junho de 2018 no Complexo Expoville, em Joinville, a EXPOSUPER recebeu a exemplo de anos anteriores,conceitos muito positivos de avaliação dosexpositores, revelando 93% de satisfação em relação ao público qualificado do evento, bem como indicaram em expressiva maioria (83%) a pretensão de participação no evento em 2019.

O índice positivo mais alto da pesquisa de avaliação ficou em relação à organização do evento, que recebeu 99% de indicações como boa e excelente. Em termos de negócios, 58% dos expositores disseram que a feira atendeu e até superou as expectativas e ainda 33% mencionaram novas oportunidades de negócios a serem concretizadas no pós-evento.

A maioria as empresas expositoras na edição de 2018 (61%) tem origem em Santa Catarina e prevaleceu o segmento de indústria (62%). Foram cerca de 250 expositores oriundos de 10 estados e três países além do Brasil, Itália, Argentina e Uruguai.

De acordo com o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Paulo Cesar Lopes, os principais objetivos do evento foram mais uma vez atingidos, como oportunidades de negócios entre supermercadistas e fornecedores, acesso a informações atualizadas do setor, novas tecnologias e inovações e a integração empresarial no segmento com foco em resultados para o expositor.

O evento contou com mais de 40 palestras, painéis e workshops, com mais de 63 horas de qualificação e requalificação. Conforme o Diretor Executivo da ACATS e Coordenador Geral do evento, Antonio Carlos Poletini, trata-se atualmente de um dos mais importantes eventos supermercadistas do Brasil e um dos maiores de Santa Catarina em geração de negócios.

A realização do evento, que acontece desde 2010 na região Norte do Estado, traz a cada ano diversos benefícios diretos e indiretos para a economia de Joinville e Região.O expressivo número de visitantes que o evento proporciona registrou mais uma vez uma movimentação considerável na rede hoteleira? da região norte, com cerca de seis dias de lotação completa, além de restaurantes, bares, lanchonetes, serviços de taxis e vans e demais serviços. A organização do evento envolve mais de 2.300 profissionais, gerando emprego e renda especialmente na região de Joinville. Do total de profissionais envolvidos, 85% foram contratados na região de Joinville.

Um dos diferenciais deste ano foi o estímulo à presença de participantes através do Projeto Caravanas, que teve patrocínio da empresa Mili, trazendo supermercadistas de regiões mais distantes do interior de SC e PR. O objetivo da iniciativa foi oportunizar a participação dos supermercadistas de pequeno porte das regiões mais distantes.

O evento deste ano também contou com a utilização das estruturas das Unidades Móveis de Panificação e Açougue do SENAC/ACATS e do Procon/SC.  A Carreta Escola de Panificação e Açougue é resultado de parceria entre ACATS e FECOMÉRCIO/SENAC/SC, e permaneceu estacionada na área externa do Complexo Expoville para cumprir agenda de cursos de aperfeiçoamento para supermercadistas em Padaria, Panificação, Confeitaria e Carnes. A Carreta Escola do Procon/SC também foi levada ao evento para as palestras voltadas para o código de defesa do consumidor, com orientações sobre as legislações voltadas para o setor.

Outro diferencial da programação oficial foi um evento exclusivo à participação feminina com palestra de Júlio Cesar Franco e o tema “Revolução do Batom”.

Com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Epagri, desde 2009 a EXPOSUPER abre espaço para Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Santa Catarina, para que estes produtos possam ser apresentados e negociados diretamente aos supermercadistas catarinenses. A Epagri promoveu a seleção de 22 expositores para a edição de 2018, que contou também com participação e parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Projeto.

A Cada edição da EXPOSUPER, os expositores participantes são convidados pela ACATS a destinarem os produtos utilizados na exposição ao Programa Mesa Brasil, do SESC/SC, que faz o trabalho de seleção e  distribuição das mais de 6 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza arrecadados, que beneficiarão cerca de 350 Entidades cadastradas no Programa, atingindo milhares de pessoas.

O Projeto EXPOSUPER Lixo Zero teve início em 2009 e vem sendo adotado nas edições do evento a cada ano. Tem como objetivo dar destino correto a todos os resíduos decorrentes das fases de montagem, realização e desmontagem do evento. O Projeto envolveu? expositores, participantes e todas as empresas que atuam na limpeza, higiene e segurança do evento, que gerou em 2018 mais de 60 toneladas de resíduos, atingindo a meta de 96% de encaminhamento correto.

Na solenidade de encerramento da 31ª EXPOSUPER (21.06) aconteceu a premiação das empresas vencedoras do Prêmio Mérito ACATS EXPOSUPER 2018, nas categorias supermercados e fornecedores. Na categoria fornecedores foram premiadas 17 categorias e na de supermercados foram agraciados supermercados de pequeno, médio e grande porte, das 10 regiões de Santa Catarina, como também os 03 primeiros a nível estadual.

Outro destaque do encerramento da feira foi o sorteio do carro Zero KM da promoção Lucros em Dobro, contando mais uma vez com o patrocínio da Parati. 

Uma inovação deste ano foi a parceria com o POPAI BRASIL para a premiação dos melhores estandes da Feira de Negócios. Um júri especialmente constituído para analisar os concorrentes apurou os vencedores que foram premiados durante a programação do evento.

 

ASSINATURAS OFICIAIS

 

EXPOSUPER – Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas de 2018

REALIZAÇÃO: Associação Catarinense de Supermercados (ACATS)

PATROCÍNIO:

Fecomércio/SC, PagSeguro, P&G, FCDL/SC, Sebrae/SC, Parati, Badesc, Sicredi, Nestlé, Infoprice, Girando Sol, Femsa Coca Cola, GS1 Brasil, DMCard, Seara, Engie, Reckitt, Mili,,NSC TV, Neogrid, Heineken, Reckitt e Simplus.

APOIO INSTITUCIONAL:

Abras, Abrasel, Sindipan, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville, ADVB/SC e Fiesc

 APOIO:

Melitta, Água Santa Rita, Lead Whats

 

JANTAR DE ABERTURA:

Patrocínio: Seara, InfoPrice e Simplus

Apoio: Hbex, Coca-Cola Femsa, Heineken, Água Santa Rita

 

JANTAR DE ENCERRAMENTO

Patrocínio: Sysmo

Apoio: Hubsul, Coca-Cola Femsa, Heineken, Água Santa Rita.