NOTÍCIAS

Protesto é opção eficiente para a cobrança de dívidas

  • 09/03/2018
  • Exposuper

 

Com efetividade de mais de 65% das dívidas recuperadas em até três dias úteis após a intimação do devedor, o protesto é a maneira mais eficiente e ágil para a cobrança de dívidas. Os participantes da Exposuper 2018 terão a oportunidade conhecer as vantagens, diferenciais e resultados dos Cartórios de Protesto de Santa Catarina para a recuperação de créditos.

Desde agosto de 2014 é possível protestar pela internet. A Central de Remessa de Arquivos (CRA) é o sistema virtual que realiza o gerenciamento de documentos e a comunicação entre credores/apresentantes e os Cartórios de Protesto. Com abrangência em todo o estado, a CRA dispensa o deslocamento até o Cartório de Protesto e a contratação de uma empresa terceirizada para realizar o serviço, otimizando o tempo e reduzindo custos. Por isso, é indicada para quem possui devedores em diversos municípios do estado. Com a administração eletrônica do título, desde o acionamento da ordem de protesto até a baixa pelo Cartório, não há risco de extravio de documentos físicos e garante-se a eficiência e qualidade nos procedimentos.

O protesto pode ser utilizado por pessoas físicas, profissionais liberais, autônomos, empresas de todos os portes e instituições públicas para a cobrança de dívidas e, para facilitar ainda mais o acesso, os Cartórios de Protesto de Santa Catarina investem na modernização dos serviços. “A possibilidade de encaminhar títulos ou documentos de dívida pela internet, em um ambiente totalmente seguro, é uma grande facilidade que o protesto trouxe para o apresentante. A tecnologia é vital para qualquer atividade no mundo atual e os Cartórios em Santa Catarina tem investido para prestar o melhor serviço possível para quem utiliza”, ressalta o presidente do IEPTB-SC e tabelião de protesto de Joinville, Guilherme Gaya.