NOTÍCIAS

Leandro Karnal vê país com anseio forte de mudança

  • 21/06/2017
  • Exposuper

Historiador e atualmente professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal falou a uma plateia superior a 2 mil pessoas no auditório principal do evento nesta terça-feira (21.06). Com o tema Gestão de Mudanças, Karnal disse na sua mensagem que está viajando o País inteiro e que sente com muita força essa convicção das pessoas, em todas as partes, de que existe uma necessidade real de mudança.

- O Brasil inteiro quer um novo País e nunca tivemos, em nossa história recente, tantas condições de mudança como neste momento – assegurou.

Aos empreendedores, Karnal deu recomendações de postura ética e sobretudo de foco no que vai ser feito. O exemplo de postura ética ele deu da seguinte maneira: quanto menor a função de um profissional naudança empresa, maior o respeito que ela merece.

O relacionamento de líderes com subordinados mereceu um destaque especial na sua palestra, quando ele pontuou a diferença entre autoridade e autoritarismo. “O Autoritarismo no relacionamento com as pessoas é mortal para um negócio. Já  a autoridade preserva o relacionamento com subordinados dentro da lógica de que, tratados com respeito, eles manterão o foco e irão crescer”.

Karnal deu importância à combinação destes dois valores, a ética e o foco na atividade profissional. “O empreendedor precisa ouvir as pessoas, com foco desde a base até o topo, se comportar como o arquiteto de um grande negócio. Seu papel estratégico se compara ao xadrez, onde prevalece quem consegue prever e antecipar várias jogadas de mercado e se destacando perante sua concorrência.