NOTÍCIAS

Agricultura Familiar: Voigt produz palmito pupunha

  • 18/06/2015
  • Exposuper

A Voigt Alimentos é uma empresa de agricultura familiar, que chegou ao mercado com palmito pupunha em 2009,com sua produção a partir de uma área de 8 hectares em Quiriri, distrito de Pirabeiraba, pertto de Joinville. Os pais Wigando Voigt e Agnes Voigt começaram a plantação e as filhas Iara e Fernanda tocam o negócio.

Embora o projeto e a plantação tenham iniciado em 1997 a agroindústria começou a produzir em setembro de 2008, quando recebeu o registro para produção do Governo Federal. A idéia de abrir uma fábrica de conservas foi em função dos repetidos pedidos dos compradores de sua produção.Os donos de pastelarias, padarias e lanchonetes compravam a pupunha in natura, mas reclamavam que não tinham tempo para preparar o produto. Resolveram aproveitar este potencial. 

O palmito pupunha proporciona o primeiro corte com 1,5 ano de vida. Depois,a cada 4 meses. Todo o processo de corte,limpeza e processamento é manual. Esta tipode palmito é considerado ecologicamente correto.

A Voigt Alimentos veio pela segunda vez para a ExpoSuper e realizou vendas, além de já ter vários clientes na região de Joinville. “A oportunidade é boa econsiguimos abrir váriosnovos contatos”, revelou Fernanda.